quarta-feira, 20 de julho de 2011

tudo branco

Ouvi dizer que a bebida libera a criatividade. Pois é: eu já estou na segunda dose de uísque e, até agora, nada. Nenhuma ideia surgiu a fim de afugentar esse branco que pairou sobre mim e não me deixa escrever. Isso é algo angustiante. Maltrata o coração e me deixa a ponto de cometer absurdos. O branco é a ressaca na vida do escritor. Se você não escreve, vou tentar traduzir: é como se a pessoa que você mais deseja nessa vida resolvesse tirar a roupa na sua frente e você ficasse quieto, sem reação. O branco é a impotência literal.

E eu tenho lá as minhas formas de tentar varrer o branco pra debaixo do tapete. O problema é que nem sempre dão certas. Da última vez, eu fui dar uma volta de carro pela cidade. Não foi muito legal: o pneu furou e, quando fui trocá-lo, descobri que o estepe estava completamente vazio. Perdi todo o sentido do meu passeio em busca de uma mísera ideia.

Mas não me abati: depois, parei num bar e comecei a tomar uns copinhos de cerveja. Também não deu certo. Parti para a vodca e para um papo sem graça com o garçom que não falava nada com nada. Sem sucesso. Minha última tentativa naquela noite foi um licor que não caiu muito bem e que fui obrigado a devolver gota a gota no banheiro do bar. Agora, por exemplo, já estou na minha terceira dose desse uísque que achei aqui em casa. Deve ser paraguaio – só pode, porque, por enquanto, continuo sóbrio. E o pior: sem nenhuma ideia.

3 comentários:

  1. até que você dribla bem sua "impotência literária"... gostei muito!

    ResponderExcluir
  2. Você é um escritor, e disso não pode fugir. Nem as idéias vão fugir de você. Podem,no mínimo,dar um tempo, rs. Pior sou eu que tento driblar essa vontade de me expressar escrevendo bobagens (e publicando aqui - corajosa eu sou, rsrs!).

    Mas, o fato é que esta procurando a cachaça errada! Não está em nenhuma garrafa, muito menos escondida num bar. A cachaça esta no coração! E é para lá que aconselho a dirigir da próxima vez. Sem perigo de estourar pneus, rs...

    Ione Câmara
    (ionecamara@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  3. Aliás, libera uma série de outras coisas, como por exemplo ser candidato ao "bafômetro".

    ResponderExcluir