quarta-feira, 15 de junho de 2011

quanto vale a poesia?

Um amigo escreveu: 
           
              Nesse mundo, a poesia não vale nada
              só tem valor quando a pessoa que escreve morre.
             Daí dizem, esse escrevia bem
                    mas morreu sem nenhum vintém.

Meu caro amigo, desculpe-me a ousadia, mas vejo que a poesia tem o poder de carregar a vida de forma leve. É só você, poeta, que consegue descrever aquilo que não enxergamos a olho nu. É o anjo torto que revela os sentimentos para os homens de pecado e de coração aberto.

Cada palavra por você escrita é o reflexo do interior de quem a lê: a identificação com o sentimento é universal. Com ou sem rimas, dessas palavras jorram lágrimas, sorrisos, anseios, lamentos, ausências, amor. A poesia é companheira daqueles que sentem, sabia? Olha que responsabilidade você tem!

O mundo, por sua vez, parece ter esquecido o valor do sentir. O ‘ser’ caiu de moda. O ‘ter’ ganhou as passarelas da vida. Pouco importa se há choro, afinal, o mundo corre batido rumo ao futuro... Incerto, é verdade; mas anda em ritmo frenético, sem escalas para o repouso da alma e para o silêncio que tanto clamamos.

As coisas estão invertidas, meu poeta. O futuro parece valer mais do que o presente. O momento foi esquecido. E essa é a diferença entre os poetas e os seres humanos: os poetas gozam o presente com força total, contemplam o passado como ninguém e deixam o futuro a cargo de Deus como poucos.

Talvez, você leve a vida inteira para entender o significado da poesia. Apenas um conselho: não questione muito. Apenas deixe a sua graça encantar as outras pessoas. Coloque para fora o que sente. Continue desempenhando a sua missão.

Seja poeta. Seja sempre eterno.

2 comentários:

  1. ah, a poesia... Queria ter mais tempo para ler mais.

    ResponderExcluir
  2. Minha arte tem valor incalculável para minha vida, não ganho uma prata com minha arte, mas a amo e continuo a produzi-la e remodela-la para que fique no grau de qualidade que desejo.

    ResponderExcluir